Alunos de Anchieta ajudam recolher mensalmente meia tonelada de lixo reciclável
Meia tonelada de lixo reciclável está sendo coletada mensalmente nas escolas de Anchieta graças ao Projeto Coleta Seletiva nas Escolas – ‘A Boa Prática Começa por Aqui’. A iniciativa foi implantada em 2018 e integra o Programa Municipal de Coleta Seletiva de Anchieta (Coletar), iniciado desde 2010, com propósito de fortalecer e estabelecer a prática correta de segregação e destinação adequada dos resíduos recicláveis e não recicláveis.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), o projeto já está implantado em 22 escolas localizadas no perímetro onde já existe o sistema municipal de coleta seletiva, incluindo comunidades da sede, litoral e interior. Além de dar destinação ambientalmente adequada a esses resíduos, gera trabalho e renda para 11 famílias da Unipram.
Conforme a educadora ambiental da Seman, Bernardeth Miranda, a escola deve ser exemplo da boa prática na destinação adequada dos resíduos, uma vez que “trata-se de um ambiente de disseminação de educação e informação, além, de fazer parte da administração pública, devendo assim, contribuir e fortalecer a participação da população”.
O projeto prevê a participação da escola através da mudança de atitude na prática diária da segregação e destinação correta dos resíduos. As alternativas de desenvolvimento das ações são sem ônus para a prefeitura.
Para isso a equipe da Seman vai até a escola, mobiliza e realiza ações de educação ambiental com alunos, capacita professores durante os encontros de planejamento pedagógico, capacita as equipes de serviços gerais e orienta a organização da logística de coleta interna da escola.
As unidades de ensino devem adaptar as lixeiras que já existem nas escolas, identificando-as como lixo seco e lixo úmido, (os selos são disponibilizados pela Seman) e distribuí-las nas salas de aula, biblioteca, sanitários, cozinha e área administrativa, além de providenciar um recipiente coletor maior compostos por big bags para instalação no pátio da escola, onde serão armazenados os resíduos de toda a semana, até a coleta seletiva semanal regular.
A Unipram é parceira nesse projeto, por meio do Recurso de Edital do Tribunal de Justiça do Estado ES, que adquiriu e efetuou a instalação de sete contêineres exclusivos para os materiais recicláveis em sete escolas da sede, associado ao trabalho de educação ambiental. “O sucesso desses resultados é atribuído ao envolvimento de todos, escolas, famílias, população em geral, poder público e a associação de catadores”, destaca a gerente de recursos hídricos e naturais, Ana das Graças Matta.