Coruja-orelhuda é resgatada por agentes da Prefeitura de Vila Velha
A Coordenação de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha resgatou um filhote de coruja-orelhuda (Asio clamator). O animal foi encontrado em uma residência, após se acidentar contra um veículo na região da Barra do Jucu. O animal se encontra em boa recuperação.
O coordenador do Bem-Estar Animal, Celso Christo, relata que é muito comum a presença de acidentes com animais silvestres ou de fauna: “É importante que as pessoas que identificarem algum animal silvestre não façam a manipulação do mesmo, pelo risco de acidente ou transmissão de doenças, e acionem a Ouvidoria pelo 162 ou via internet”, ressaltou.
Celso ainda explica que, após a abertura feita pela Ouvidoria, um profissional do Bem-Estar Animal se dirige ao local e realiza o resgate e encaminhamento do animal para algum centro de triagem do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Coruja-orelhuda
A coruja-orelhuda, também conhecida por coruja-gato, é uma caçadora de pasto aberto amplamente distribuída no mundo e entre as mais frequentemente vistas à luz do dia. Habita em floresta com prados extensos, bosques de coníferas ou árvores de folha caduca do país da pradaria e bosques ribeirinhos no deserto. A alimentação consiste em pequenos mamíferos e roedores locais.
Por Rodrigo Elias/PMVV