Um ano após cobrança de Bruno, prefeitura ilumina ciclovia da Talma Rodrigues, na Serra

today17 de maio de 2021
remove_red_eye331

Há cerca de um ano, em 8 de maio de 2020, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) subia à tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a falta de iluminação e o asfalto de má qualidade da ciclovia da Avenida Talma Rodrigues, que liga Laranjeiras a Jacaraípe, na Serra, na época recém-inaugurada pelo então prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Na última quinta-feira (13), a Prefeitura da Serra, agora sob a gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), anunciou a nova iluminação do trecho de 7,5 quilômetros da ciclovia, com cerca de 200 lâmpadas de LED (mais econômicas, duráveis e potentes), que irão permitir maior segurança de quem usa a via para fazer caminhadas, pedaladas ou mesmo como trajeto entre o trabalho e a volta para casa.

“É inacreditável que tanto tempo tenha passado sem que uma ação concreta pudesse ser realizada em benefício da população. A ciclovia foi inaugurada, mas ficou às escuras, o que levou à ocorrência de diversos acidentes no local”, lembrou Bruno.

O próprio deputado criticou o caso de um cardiologista que fraturou o osso frontal em três lugares, além de oito vértebras, ao se chocar, no escuro, com uma árvore no meio da ciclovia.

No ano passado, Bruno apresentou um vídeo em plenário. Nele, um narrador indaga a uma ciclista que passa pelo local: “Olha a qualidade do asfalto dessa ciclovia. E aí está gostando da qualidade desse asfalto aí? Está osso!”

O parlamentar ainda frisou, ao narrar as imagens: “Dá para ver ali uma senhora arrancando o asfalto com o salto do seu sapato. É dinheiro público!”

Com base no material, Bruno fez requerimento ao presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), para que encaminhasse à Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) um pedido de informações, considerando que a obra, avaliada em R$ 5 milhões, foi realizada pela prefeitura, mas com recursos do governo do Estado.

A secretaria atendeu ao pedido do deputado, notificando a prefeitura a tomar providências. “Existem fatos que comprovam falhas na iluminação, acessibilidade e asfalto da ciclovia desnivelado e de péssima qualidade, o que conclui que a obra não foi realizada de forma a beneficiar a população”, declarou Bruno, por meio do requerimento, na época.

A Talma Rodrigues interliga o polo industrial Civit II e diversos bairros como Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Boulevard Lagoa, Feu Rosa e o Portal de Jacaraípe, chegando até o Terminal Rodoviário de Jacaraípe. Cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas com a obra, que foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), no dia 3 de dezembro de 2019.

Bruno foi um dos maiores defensores do investimento. O trevo de Feu Rosa não existia no projeto original. A mudança ocorreu a pedido do deputado. Outra intervenção importante feita por ele ocorreu quando faltavam 30 dias para terminar a validade da licitação.

Procurado por Audifax, o parlamentar articulou com Casagrande, que assinou na presença do deputado a autorização para o pagamento da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*