SERRA | Deputado Bruno fiscaliza e obra da nova Aristóbulo Barbosa Leão vai ser entregue no prazo
O engenheiro Heveraldo Claudino dos Santos, que foi contratado pela empresa mineira RG Construções para atuar na reconstrução da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Laranjeiras, na Serra, garantiu ao deputado estadual Bruno Lamas (PSB) que, mesmo com a pandemia do coronavírus, o andamento dos trabalhos está no seu ritmo normal e que a escola será entregue em janeiro de 2023, para o reinício das aulas em fevereiro daquele ano.
Cerca de cinco meses após a sua última visita à obra, no dia 29 de janeiro, o deputado, junto com uma comitiva formada por lideranças comunitárias, moradores e professores, voltou ao local, há uma semana (no dia 14), para cobrar agilidade nos trabalhos, uma vez que a reforma foi iniciada em 2012, há cerca de 9 anos.
“A obra se arrasta há anos e já consumiu precioso recurso público. Não há mais espaço para atrasos e erros. Nossos alunos precisam voltar a estudar nesse patrimônio histórico da Serra e dos capixabas”, declarou Bruno, que esteve no local na companhia do ex-presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras Laelio de Aquino e da diretora da escola, Emanuele Freitas, além de moradores.
Heveraldo, por sua vez, lembrou que os atrasos ocorreram porque os projetos foram todos refeitos. A RG Construções, que ganhou a nova licitação, não tinha os projetos para serem executados. Eles foram concluídos em março.
O engenheiro, que também atuou na construção do Terminal de Jacaraípe, na Serra, disse que a fundação da obra está concluída.
“Há 196 estacas cravadas do nível do terreno para baixo, que receberá a estrutura. A partir de outubro, já poderá ser visto o prédio sendo erguido. A fase da instalação da estrutura metálica vai até maio do ano que vem. E aí vem o acabamento, com fechamento, piso, etc”, declarou Heveraldo, lembrando que, depois de pronta, a escola será uma das mais bonitas do Estado, por ser construída em estrutura metálica, protegida com gesso acartonado.
A nova escola está sendo erguida num terreno de mais de 20 mil metros quadrados e terá mais de 8 mil metros de área construída. Serão 22 salas de aulas de ensino médio, com até 2.400 alunos beneficiados nos três turnos.
O novo prédio será totalmente moderno, com salas de aulas climatizadas, laboratórios de Química e Biologia, Física e Matemática, Informática, Centro de Idiomas, biblioteca com sala de catalogação e arquivo, sala de dança e um auditório para 250 pessoas. O governador Renato Casagrande anunciou um investimento de R$ 12.380.138,04 para reconstrução da escola.
A obra de reforma começou em 2012, em Laranjeiras, mas foi paralisada dois anos depois: em 2014. Os alunos precisaram ser transferidos para um imóvel então alugado, em Jardim Limoeiro. A área foi desapropriada pelo governo.
Entenda a “novela” do Aristóbulo Barbosa Leão
Reforma – A obra de reforma começou em 2012, em Laranjeiras, mas foi paralisada dois anos depois: em 2014. Os alunos precisaram ser transferidos para um imóvel alugado, em Jardim Limoeiro.
Falência – Na ocasião, o Estado alegou que a empresa responsável pela construção faliu e não deu continuidade ao projeto.
Demolição – Em 2018, o governo afirmou que o antigo prédio da escola, que começou a ser reformado, não estava em boas condições e demoliu o imóvel, sem a participação da comunidade escolar.
Licitação – Em agosto de 2020, o atual governo deu nova ordem de serviço à obra. Uma nova licitação foi realizada, vencendo a empresa RG Empreendimentos.
Prazo – Agora, foi concluída a fundação e, posteriormente, terá início a construção. O novo prazo de entrega é em janeiro de 2023.