Coleta Seletiva | Vila Velha oferece novos pontos para descarte de vidro

today12 de agosto de 2021
remove_red_eye256

Com o objetivo de ampliar o Programa Municipal de Coleta Seletiva, a Prefeitura de Vila Velha retomou a coleta exclusiva de vidros, na manhã desta quinta-feira (12). O primeiro contentor foi alocado na Curva da Sereia, na Praia da Costa.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, os contentores serão instalados em 13 pontos da cidade: “A novidade este ano é que alguns bares e estabelecimentos também poderão contar com a coleta exclusiva de vidro, e terão os contentores próximos a locais de grande descarte de vidro”, explicou.

O vidro depositado nos PEV’s será recolhido e triturado por uma empresa parceira da Prefeitura, especializada em vidros, para em seguida ser reciclado e transformado novamente em garrafas e vasilhames, entre outros.

O que pode ser descartado?
Podem ser descartados somente garrafas de bebidas em geral, copos e taças de vidro, frascos de cosméticos e medicamentos vazios, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. 

O que não pode ser descartado?
Não pode vidro plano de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, pirex e similares, lâmpadas e blindex.

Além dos novos contentores de vidros (PEV´s), a população tem opções de descarte em várias regiões: os chamados Deixe Aqui. Localize um mais próximo da sua residência AQUI

Conscientização
Além da instalação dos PEV´s de vidro na Curva da Sereia, houve também uma abordagem aos munícipes, estabelecimentos locais e ambulantes, para informar sobre a utilização correta do contentor. 

A ação foi realizada pela Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos.

A coordenadora de Educação Ambiental, Manuela Batista, disse que a reciclagem de vidro é necessária, principalmente pelo longo tempo de decomposição que o vidro possui: “Vale lembrar que os contentores são de uso exclusivo para vidros, que não podem ser descartados nos contentores de lixo comum ou de material reciclável”, finalizou.

por Rodrigo Elias
foto Everton Thiago/PMVV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*