Anchieta sai na frente para fomentar o empreendedorismo

today25 de fevereiro de 2022
remove_red_eye334

A Prefeitura de Anchieta realizou nesta quinta-feira (24) um encontro com empreendedores do município para uma roda de conversa sobre a adesão do município ao Fundo de Aval privado criado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O prefeito Fabrício Petri também assinou um protocolo de intenções de adesão ao Programa Cidade Inteligente, que garante apoio no assessoramento em modelagem de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

No início do encontro o diretor de negócios do Bandes, Marcos Kneip, fez uma abordagem geral sobre o Fundo e na sequência os empreendedores sanaram as dúvidas de como conseguir o empréstimo, trâmites legais e documentos necessários, juros, entre outras informações.

A Secretária de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, Paula Louzada, aproveitou para falar sobre compras públicas e as ações que a municipalidade vem fazendo para tornar o processo mais acessível ao empreendedor.

Anchieta é a primeira cidade capixaba a aderir ao fundo
Anchieta foi o primeiro município capixaba a aderir ao Fundo. A finalidade da iniciativa, que faz parte do Programa Socioeconômico Anchieta Criativa e Empreendedora, é garantir diretamente o risco em operações de crédito para empreendedores em geral. A solicitação dos financiamentos acontecerá na Sala do Empreendedor.

Poderão ser beneficiados com a iniciativa microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, autônomos, cooperativas e associações de agricultura familiar, desde que localizados no município de Anchieta.

Conforme Louzada, os juros serão menores que os praticados no mercado e irão ajudar os empreendedores e autônomos do município, ampliando ainda mais o ambiente de negócios. “A princípio, o valor máximo de empréstimo será de R$ 199 mil, desde que cumpridas as exigências do Bandes”, explica.

O município foi autorizado a participar do Fundo de Aval por meio da Lei Municipal nº 1.497/2021, regulamentada pelo Decreto nº 6.196/2021.

Estiveram presentes também no encontro, Marcos Secchim, analista do Sebrae; Magno Viana, Gerente da agência do Banestes de Anchieta, vereadores e servidores municipais.

Cidade Inteligente
O prefeito Fabrício Petri assinou também o protocolo de intenções para formalizar a prestação dos serviços no Programa Cidade Inteligente, criado pelo Bandes. É um serviço de assessoramento em modelagem de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O Programa tem o papel de intermediar a relação da gestão municipal com o setor privado, por meio de diversas entregas que apoiam o percurso até a concretização da parceria, desde estudos de viabilidade até a legislação necessária para que o serviço seja licitado e ofertado à população.

Participaram do ato da assinatura o diretor de negócios do Bandes, Marcos Kneip, a Secretária de Integração e Desenvolvimento Econômico, Paula Louzada, o Secretário de Fazenda, Sandro Alphoim e servidores municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*