Reciclagem quebra mais um recorde mensal no município de Guaçuí
Foi registrado o melhor mês de fevereiro desde a implantação da coleta seletiva com 44 toneladas.
O mês de fevereiro registrou a reciclagem de 44 toneladas de resíduos recicláveis, um recorde para o mês desde a criação da coleta seletiva no município de Guaçuí. No ano de 2021 no mesmo mês foram recicladas 32 toneladas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que, ao término de cada mês, é realizada uma reunião com os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), onde juntamente com a Semmam os resultados são avaliados e a meta anual em conjunto é então estipulada ou revisada.
Coleta
Guaçuí possui atualmente 88 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), em vários pontos da cidade com a coleta de segunda a sábado.
A reciclagem reduz, de forma significativa, o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo a retirada de matéria-prima da natureza, gerando economia de água e energia e reduzindo a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores que, antes de 2015, viviam do que conseguiam coletar do antigo lixão que foi extinto pelo município, conforme determina a legislação. Ao mesmo tempo, a Prefeitura possui uma área de transbordo, onde o lixo não reciclável é depositado em caçambas que são levadas por uma empresa, em carretas, para um aterro sanitário em Cachoeiro de Itapemirim.