Dia Mundial da Água será comemorado com o Projeto Troca Sustentável em Guaçuí

today15 de março de 2022
remove_red_eye421

A cada vinte latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado, poderá ser trocado por uma muda de ipê.

No próximo dia 24 de março (quinta-feira), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará colocando em prática a quarta fase do Projeto Troca Sustentável em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde serão disponibilizadas para trocas 500 mudas de ipês de diversas cores. O projeto consiste na troca de vinte latinhas de alumínio ou um litro de óleo de cozinha usado que será trocado por uma muda de ipê.

A novidade dessa quarta fase está na inclusão inédita da troca de óleo de cozinha usado, além da opção das latinhas de alumínio usadas nas três fases anteriores.

O projeto Troca Sustentável visa envolver a sociedade em geral por meio de uma educação ambiental na prática, para dois grandes desafios que é o aumento da cobertura vegetal nas áreas urbana e rural, principalmente em áreas degradadas e áreas de nascentes, bem como estimular o descarte correto do lixo por meio da reciclagem, com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental e gerando renda para a Associação de Catadores do município.

Nas três fases anteriores do projeto foram doadas 1.050 mudas e recolhidas 19.400 latinhas de alumínio, que foram encaminhadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Roberto Martins, o projeto com toda sua simplicidade é um grande sucesso e agora inclui também a troca por óleo de cozinha usado: “aumentar a cobertura vegetal e estimular o descarte correto do lixo, por meio da reciclagem, é a nossa meta, com o envolvimento e colaboração contínua da população, e esse é o ponto chave do projeto tendo uma procura imensa”, afirma.

Local de troca
Praça do Meio Ambiente no bairro Quincas Machado
Dia 24 de março a partir das 09h

Reconhecimento
O projeto foi finalista em dezembro de 2019, do Prêmio Boas Práticas “Senador Gerson Camata”, na categoria Cidade para as Pessoas, promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), alcançou o terceiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade e recentemente recebeu a Medalha “Paulo Vinha”, uma homenagem às pessoas e projetos que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*