Filme para conscientizar estudantes de Vitória sobre preservação do manguezal
Com o objetivo de promover a importância do manguezal e conscientizar estudantes da rede pública de Vitória sobre a necessidade de preservação e conservação desse ecossistema, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realiza, a partir desta terça-feira (15), as atividades “Cine Mangueando” e “Rodas de conversas”.
Serão envolvidas 79 turmas nas atividades, sendo mais de 2,3 mil estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência; Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória; Adão Benezath, no bairro Antônio Honório; e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz.
A iniciativa faz parte do projeto “Mangueando na Educação”, desenvolvido há mais de 14 anos pela Semman. O objetivo principal do projeto é promover a educação ambiental, por meio de uma perspectiva crítica, com intuito de ampliar o nível de conscientização da população quanto à importância da preservação do manguezal, considerando suas características ecológicas, socioambientais, culturais e cênicas.
Preservação
Além disso, a ação nas escolas foi motivada pela proximidade com o início da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), compreendida entre os dias 19 e 24 de março. Mariana Lima Gonçalves, coordenadora da Comissão de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Cease), explicou a importância da conscientização dos estudantes.
“Nos períodos de andada do caranguejo-uçá, eles ficam mais vulneráveis à captura, inclusive por crianças e adolescentes que residem próximos às áreas de manguezais, conforme alertaram a Gerência de Fiscalização e a Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas à Gerência de Educação Ambiental da Semmam. Esse trabalho de conscientização nas escolas é muito importante”, afirmou.
Manguezal
O manguezal é responsável por mais de 95% do alimento que o ser humano captura do mar. A preservação desse ecossistema é fundamental para a vida das comunidades que vivem em seu entorno. Vitória tem o maior manguezal em área urbana do mundo, com cerca de 12 km² de extensão.
Esse ecossistema costeiro, que compreende toda a baía da cidade, desde Santo Antônio até o bairro Jabour, é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, o mangue é um grande berçário natural para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
Veja o calendário das atividades
15/03: Emef Rita de Cássia Oliveira
16/03: Emef Maria Stella de Novaes
17/03: Emef Adão Benezath
18/03: Emef Juscelino Kubitschek de Oliveira