Viana Vacinada é destaque de reportagem no Jornal Nacional

today5 de abril de 2022
remove_red_eye369

O projeto Viana Vacinada foi destaque de reportagem exibida no Jornal Nacional, na Rede Globo, na noite desta segunda-feira (4). A matéria exibiu resultados do estudo e virou modelo para o mundo ao comprovar que meia dose de AstraZeneca é eficaz contra a Covid-19.

O estudo Viana Vacinada já foi apresentado à Organização Mundial da Saúde (OMS), à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), à Câmara Técnica de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após o reconhecimento da eficácia do projeto por instituições, o estudo foi amplamente divulgado pela mídia nacional, como Folha de São Paulo, Metrópoles, Yahoo, TV Cultura e Istoé, além da mídia local.

O prefeito Wanderson Bueno falou que ver o trabalho sendo reconhecido pelo Jornal Nacional da Rede Globo, por meio de reportagem da TV Gazeta e de Roger Santanna mostrou que foi importante a decisão de sediar o estudo de meia dose da AstraZeneca em Viana, e que com planejamento bem executado, conseguimos imunizar nossa população de forma segura em tempo recorde, além de abrir as portas da cidade para o avanço científico mundial.  “Esse é o trabalho de quem pensa no bem estar social e na qualidade de vida de quem escolheu essa cidade para viver!”, concluiu.

Os testes realizados em voluntários vianenses apontaram que a meia dose foi capaz de induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão. Em pré-imunes, ou seja, pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas anteriormente, uma meia dose foi suficiente para induzir altos títulos de anticorpos neutralizantes.

A vacinação com meia dose em Viana começou no mês de junho e alcançou 20.685 participantes, entre 18 e 49 anos. A segunda etapa de imunização foi realizada em agosto. Do total de vacinados, 558 foram selecionados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas para avaliação de respostas imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular.

O projeto Viana Vacinada é coordenado pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), que faz parte da rede Ebserh de hospitais federais, em parceria com a Fiocruz, patrocinado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de Viana.

Vacinação contra Covid
O município dá continuidade à vacinação contra Covid-19 em todas as 18 unidades de saúde. A vacinação acontece sem agendamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h.

Para se vacinar, o vianense precisa levar o documento com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de vacinação (para tomar a D2 ou a dose de reforço).

Públicos vacinados contra a Covid:
· Primeira e segunda dose para pessoas a partir de 05 anos ou mais;

· Segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer (para quem recebeu a primeira dose há 56 dias ou mais) e Coronavac (para quem recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais);

· Dose de reforço padrão e  meia dose do Projeto Viana Vacinada para pessoas com idade entre 18 e 59 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses;

· Segunda dose de reforço (QUARTA DOSE), para pessoas com 60 anos ou mais, com intervalo de 90 dias a partir da terceira dose;

· Dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose há três meses, ou mais;

· Segundo reforço para pacientes imunossuprimidos que tomaram o primeiro reforço há quatro meses ou mais;

· Crianças de 05 anos, com e sem comorbidades, o imunizante adotado é o Comirnaty (Pfizer/BioNTech) de uso pediátrico, em esquema primário de duas doses de 0,2mL.

· Crianças de 06 a 11 anos, sem comorbidades, a vacina utilizada é a CoronaVac, do laboratório Butantã.

por Ygor Amorim/PMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*