Secretaria de Meio Ambiente encaminha mais 984 latas para reciclagem de Guaçuí
A ação faz parte do “Projeto Circulatas” da Farmácia Cidadã Estadual de Guaçuí, que já forneceu até aqui 5.136 latas com destino a reciclagem.
Mais 984 latas vazias de fórmulas nutricionais infantis e dieta enteral foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na tarde desta segunda-feira (09), pela coordenação da Farmácia Cidadã Estadual de Guaçuí. Com este sétimo lote, até aqui foram recolhidas 4.152 latas que foram de imediato encaminhadas para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar).
É importante frisar que as latas de aço também causam danos ao meio ambiente, pois demoram aproximadamente 100 anos para se decompor totalmente. Porém, o grave problema ambiental é o desmatamento, já que grandes volumes de terra precisam ser removidos para o processamento do minério de ferro (matéria-prima do aço).
Além disso, há a liberação de metais tóxicos durante a oxidação do ferro, o que é prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
A parceria da Semmam com o ‘Projeto Circulatas’ foi firmada no mês de fevereiro do ano passado, quando houve uma reunião na sede da Semmam, ficando estabelecido que as latas seriam recolhidas pela Secretaria e encaminhadas para a Asguamar periodicamente.
O projeto conhecido por “Circulatas” visa a estimular a sustentabilidade, uma vez que as latas vazias devolvidas nas farmácias são destinadas às associações de reciclagem do município, além de auxiliar no controle de estoque das unidades.
Uma das responsabilidades do usuário é a devolução dos recipientes vazios no ato da retirada de uma nova dieta. Além disso, sob a orientação e de acordo com o termo, de que a quantidade a ser recebida no mês será equivalente à quantidade dos recipientes vazios na entrega, facilita o controle e a destinação correta para reciclagem.
Ano passado Guaçuí reciclou 430 toneladas de resíduos reciclados, enquanto nos primeiros quatro meses de 2022 a marca está em mais de 200 toneladas.