Prefeitura de Viana distribui as primeiras mudas de café a pequenos produtores
Visando a ressocialização da população carcerária, o desenvolvimento do agronegócio vianense e o cuidado do meio ambiente, foi implantado o projeto de plantio de 30 mil mudas do café conilon, tipo Conquista, na Penitenciária de Segurança Média (PSME), em Viana Sede. O projeto tem parceria entre a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), e da Secretária de Estado de Justiça (Sejus). Nesta sexta, às 9h30, cinco proprietários rurais de Perobas recebem as primeiras 5 mil mudas, sendo que o total são as 30 mil.
Após o trabalho de cultivo e plantio realizado por cinco internos e internas do PSME, a partir do mês de setembro de 2021, o projeto entra em sua segunda fase com a distribuição das mudas para produtores da agricultura familiar. As mudas começaram a ser entregues a 30 agricultores de pequeno porte das regiões rurais de Viana a partir do dia 20 de junho.
O café tipo Conquista é desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e possui maior resistência a pragas e requer menor demanda de recursos hídricos. A variedade de café conilon é resistente e suporta bem as altas temperaturas e a insolação.
O plantio das mudas será acompanhado pela Prefeitura durante o fim de maio até a primeira quinzena de junho, bem como, será feito o fornecimento de compostos orgânicos para a adubagem até a primeira florada. O intuito do projeto é estudar a adesão do solo de Viana ao café.