Santuário de Anchieta recebe peça com atores cegos e aborda músicas, história e a cultura do rádio

today15 de junho de 2022
remove_red_eye184

O adro do Santuário Nacional de São José de Anchieta recebe o espetáculo “Quando Acordar a Cidade” no dia 18 de junho, sábado, às 19h30, após a missa. Fazem parte do elenco pessoas cegas e com baixa visão que são auxiliados por duas assistentes sem deficiência visual.

A história a ser encenada trata de um grupo de andarilhos que chega a uma cidade adormecida para acordá-la. Para isso, eles montam uma rádio e fazem ecoar o som dos seus contos, charadas e canções. Segundo a diretora da peça, Rejane Arruda, o espetáculo é uma ode à cultura partilhada, fazendo referências à Música Popular Brasileira e à cultura do rádio.

“O espetáculo mexe com signos construídos socialmente, abordando a MPB e fazendo referência também à TV que vem do rádio e à história do século XX”, pontua. Ela revela que as transições entre os atos terá como trilha sonora o último áudio do Repórter Esso, ícone do radiojornalismo brasileiro, quando houve a despedida do programa abordando, década por década, os principais acontecimentos do século passado.

“A peça traz diversos elementos que são de uma cultura partilhada, e dessa cultura também fazem parte as pessoas cegas, que cantam as músicas dessa época, contam piadas e charadas, além de histórias pessoais”, completou Rejane Arruda. Ela é coordenadora do Projeto Cena Diversa, responsável pelo espetáculo.

Em 2022, o Cena Diversa conta com o patrocínio da Wilson Sons e ES Gás, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, além de ser também apoiado pelo Instituto Luis Braille, em Vitória.

SERVIÇO:
QUANDO ACORDAR A CIDADE
https://www.cenadiversa.com/quandoacordaracidade
Onde: Adro do Santuário Nacional de São José de Anchieta – Anchieta
Quando: 18 de junho, sábado, às 19h30 (após a missa)

Sites:
SOCA Brasil: https://www.socabrasil.org/
Cena Diversa: https://www.cenadiversa.com/

foto Laysa Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*