Emenda de Bruno garante Bônus Desempenho aos professores que faltarem por causa de síndrome gripal
De acordo com o presidente da Comissão de Educação da Assembleia, a aprovação da bonificação corrige uma injustiça com os profissionais que tiveram de se ausentar por motivo da doença
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Bruno Lamas (PSB), deu hoje (30) uma importante contribuição, durante sessão extraordinária realizada pela Casa, para que os profissionais de Educação que tenham sido afastados por covid-19 ou síndromes gripais recebam o Bônus Desempenho, no valor de cerca de R$ 3 mil por ano, referentes aos ciclos de 2021 e 2022.
É que os deputados aprovaram, por 20 votos a favor e nenhum contrário, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/22, de autoria do governo do Estado, com uma emenda de Bruno que estende o benefício a não só quem teve covid, mas também síndromes gripais.
Fica garantido, ainda, o recebimento da gratificação àqueles que apresentarem suspeitas, mas que o exame acabou não confirmando a doença.
“O governo do Estado fez uma correção importante no Bônus Desempenho, que é pago ao profissional da Educação. Aqueles que não tiveram como comparecer ao local de trabalho por conta da covid-19, não serão mais prejudicados. Tive a oportunidade de apresentar uma emenda que traz mais segurança jurídica e é mais abrangente porque ela inclui, não só a covid, mas também quadros de síndrome gripal. É uma vitória para os profissionais da Educação. Corrigimos uma injustiça!”, comemorou Bruno.
De acordo com o presidente da Comissão de Educação, a emenda contribui com a valorização dos professores e pedagogos e põe ponto final a uma injustiça, já que os profissionais com sintomas foram orientados a não voltarem para escola, de forma a não contaminar os alunos.
“O Parlamento construiu (convergência) e avançamos. Na pandemia o mundo inteiro batia cabeça lutando contra o vírus. Quem imaginaria que as escolas seriam fechadas? Nós superamos, a vacina chegou. Hoje, se algum profissional foi prejudicado por síndrome gripal ou covid, agora estamos corrigindo. Nossa emenda colaborou. Fico feliz porque ela vai ajudar os profissionais”, declarou.
O Bônus é pago para servidores efetivos, comissionados e em Designação Temporária (DTs). Ao todo, 12.975 profissionais receberam a gratificação relativa ao desempenho em 2021 na folha de pagamento de agosto. O valor é disponibilizado anualmente aos servidores ativos na educação que atuam em escolas e outras unidades da Sedu e é calculado com base em indicadores coletivos e individuais. Criada em 2010, a bonificação tem como objetivo reconhecer e valorizar o esforço dos profissionais.