ANCHIETA | Exposição coletiva exibirá fotografias produzidas em impressoras a laser
Evento com curadoria de Luciano Albertazzi Bravo e apoio da Gerência Estratégica de Cultura e
Patrimônio Histórico de Anchieta exibirá fotografias de todos que se inscreverem até o dia 25 de
novembro. A exposição acontecerá entre 1º a 16 de dezembro, no CEU das Artes, em Anchieta
Acontecerá em Anchieta a primeira exposição fotográfica coletiva Toner/Torque, com curadoria de Luciano Albertazzi Bravo e apoio da Gerência Estratégica Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
Inspirado na energia do movimento punk e em outros xerox shows que acontecem ao redor do mundo, o evento terá uma característica única: todos estão convidados a expor uma fotografia, desde que ela seja impressa em impressora a laser ou fotocopiadora.
Além de conferir um charme alternativo às fotografias, a impressão a laser garante um baixo custo de produção da obra de arte e desperta reflexões sobre o fazer artístico e a sua difusão.
A exposição quer subverter o senso comum que associa processos e materiais caros ao universo das galerias e museus. Com isso, a proposta quer ser inclusiva e acessível a profissionais e amadores, fotógrafos experientes ou iniciantes, sem qualquer distinção.
O lançamento da exposição será no dia 1º de dezembro, às 18 horas, no CEU das Artes, em Anchieta. O local ficará aberto para visitação de segunda a sexta das 8h às 17h, a entrada é franca.
No dia 1º de dezembro, às 15 horas, acontecerá também uma mini-aula com o curador da exposição sobre principais elementos da composição fotográfica e sequenciamento de imagens (vagas limitadas).
As inscrições para participar da exposição vão até o dia 25 de novembro e podem ser realizadas presencialmente ou via internet. Quem desejar produzir a própria impressão, precisa entregá-la na recepção do CEU das Artes de Anchieta. Neste caso, o autor deverá escrever seu nome, endereço de email e rede social no verso da fotografia.
Outra forma de inscrição é através do e-mail [email protected]. Quem optar pela inscrição virtual deverá mencionar seu nome e rede social no corpo da mensagem e anexar o arquivo da foto. Por este mesmo email também serão recebidas as inscrições para a mini-aula sobre composição fotográfica e sequenciamento de imagens.
Serão aceitas fotografias realizadas por qualquer equipamento, como câmeras ou smartphones. As imagens devem ser monocromáticas (preto e branco) e impressas a laser (ou fotocopiadas). O tamanho máximo permitido é A3 (297×420 mm). O tema é livre, mas não serão admitidas imagens que expressem discursos de ódio, discriminatório, violento ou sejam explicitamente sexuais.
O curador da exposição, Luciano Albertazzi Bravo, há quase duas décadas está envolvido com a produção de fanzines, a publicação em blogs e com a escrita de crônicas e ensaios para jornais de grande circulação.
Em meados dos anos 2010, passou a explorar as potencialidades documentais e artísticas da fotografia. Em 2017, fundou o Variação Atmosférica, um pequeno projeto editorial pessoal.
Com foco na cidade de Anchieta, onde reside e em cuja comunidade atua há nove anos, publicou o zine de fotografias “As Árvores da Av. Dom Helvécio” (2021), com apropriação de imagens da reforma e reurbanização do balneário de Iriri. No próximo ano, orientará uma oficina artística com recursos do Prêmio Anchieta de Arte e Cultura.
Para mais informações
Site do evento: https://tonertorque.tumblr.com/
Instagram da divulgação: https://www.instagram.com/p/ClBa36vO-_X/?utm_source=ig_web_copy_link–
SERVIÇO
Primeira Exposição Coletiva Toner/Torque.
Local: CEU das Artes, Rodovia do Sol, bairro Planalto, Anchieta/ES.
Lançamento: 1º de dezembro, quinta-feira, às 18h.
Inscrições abertas aos interessados em participar da exposição.
Data: de 14 a 25 de novembro.
Instagram: @cultura.anchietaes