57 homens iniciam processo para cirurgia de vasectomia em Vila Velha
Uma das opções para o planejamento familiar, a vasectomia, que é a cirurgia para esterilização masculina, foi a escolha de 57 munícipes que iniciaram, nesta segunda-feira (10), o processo para o procedimento, em um mutirão promovido pela Secretaria de Saúde de Vila Velha, através da Unidade de Estratégia da Família de Jardim Marilândia. Ofertada pelo SUS, a iniciativa é voltada para homens com idade superior a 21 anos e que já tenham pelo menos dois filhos.
Eduardo Barreira, de 37 anos, foi um dos atendidos na ação: “É importante levar saúde para perto da comunidade, pois facilita o acesso aos procedimentos de forma mais rápida e otimizada”.
Além de abrirem o processo para a realização da cirurgia, todos os homens agendaram coleta de exames, passaram pela assistência social e pela enfermagem e tomaram as vacinas exigidas para a cirurgia. Agora, aguardam o agendamento do procedimento.
Antônio Marcos também elogiou a iniciativa do mutirão e está na expectativa pela cirurgia: “É uma forma de melhorar o planejamento familiar a cada dia”, reforça.
O médico João Guilherme Poltronieri Prata explica que quem tiver interesse em fazer vasectomia deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.