ESPOROTRICOSE: Projeto de Lei prevê tratamento gratuito no ES
“A doença está descontrolada no Brasil”, o alerta foi feito durante o Congresso Brasileiro que aconteceu em Salvador. Pelo fato da zoonose ser fatal para os gatos, a deputada estadual Janete de Sá apresentou o Projeto de Lei 570/2023 na Assembleia Legislativa do ES, criando a Política Estadual de Prevenção e Combate à Esporotricose.
O Projeto de Lei (PL), protocolado em junho deste ano, prevê prevenção e tratamento gratuito para os animais e humanos que estejam infectados.
“Atualmente o SUS só fornece medicação gratuita para humanos, mas precisamos lutar para que os animais infectados também tenham essa garantia. A zoonose tem cura e requer um tratamento que pode durar de três a seis meses ou mesmo 1 ano, e nesse período o gato não pode ser abandonado”, disse a deputada estadual Janete de Sá.
A esporotricose é provocada por fungos presentes no solo e materiais orgânicos. Começa com uma ferida comum no gato, mas ela não cicatriza e vai aumentando de tamanho. Por isso, o quanto antes o animal for levado ao veterinário, mais eficaz é o tratamento.
O PL está em tramitação na Assembleia e na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, às 18h, a Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal promove duas palestras sobre o tema.