Sesi ONU 2019 acontece na unidade de Jardim da Penha em junho
Promover a pluralidade, a diplomacia, o respeito à diversidade cultural e de opiniões são alguns dos objetivos do Sesi ONU, que acontece no dia 06 de junho, no Sesi de Jardim da Penha. Neste dia, alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio vão simular Comissões Temáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).
Parte da grade curricular da Rede Sesi de Educação, o programa é uma adaptação do modelo de Assembleia de Estudantes criado pelos acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que ajuda os alunos a desenvolverem competências e habilidades que os ajudem na vida acadêmica e em suas relações interpessoais.
Para poderem representar a delegação de um país, desempenhando papéis de delegados de países ou entidades representativas; diretores de mesa; e voluntários da ONU, há toda uma preparação prévia.
Um mês antes, os alunos de cada unidade do Sesi-ES estudam previamente sobre os aspectos culturais e políticos do país que irão representar, tais como as relações diplomáticas, posição e relação a determinados temas. Chamada de Mini ONU, essa primeira etapa se dá por meio de uma atividade avaliativa e que envolve diversas disciplinas.
Dela saem as Comissões que participarão da etapa estadual, o Sesi ONU. Além de ser divertido para os alunos, o projeto dá a oportunidade de trabalhar com os estudantes a interdisciplinaridade, segundo a analista educacional Dayana Chaves Ribeiro, responsável pelo programa.
“Um dos aspectos mais relevantes é a possibilidade de contato com realidades sociais distintas, bem como o estímulo ao trabalho em equipe e ao empreendedorismo. Além do mais, há um incentivo a “viajar” por países e temas desconhecidos, aprofundando seu universo de conhecimento, em especial no que se refere a aspectos culturais, políticos, históricos e geográficos”, explica Dayana.
O programa também estimula a capacidade de influenciar e liderar dos alunos, bem como ensiná-los a se portar em público e exercitar a oratória.
Clique aqui e saiba como foi a Mini ONU nas unidades do Sesi-ES.