Instituído o Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral-Sul

today30 de maio de 2019
remove_red_eye373

Foi instituído na manhã desta quinta-feira (30) o Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral-Sul, microrregião capixaba que reúne oito municípios. O Conselho integra o Plano de Desenvolvimento Regional, iniciativa do Governo do Estado para equilibrar o crescimento do Espírito Santo.

Na ocasião, o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, foi indicado pelos participantes do encontro para atuar como coordenador do Conselho da Microrregião Litoral-Sul. Esta é a segunda região a ter instituído o mecanismo que organiza a participação dos agentes estratégicos, como setor público, segmento produtivo, academia, organizações sociais e de classe e trabalhadores. A instalação de conselhos regionais acontecerá em mais sete regiões do Estado.

Integrarão o Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Litoral Sul os municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Piúma, Rio Novo do Sul, Marataízes e Presidente Kennedy.

O subsecretário de Desenvolvimento Paulo Menegueli, que coordena o Plano, explicou a importância do Conselho: “Elaboramos um formato participativo, em que parte dos públicos estratégicos as sugestões para a sua região. Subsidiamos o grupo com dados e fomentamos o diálogo e a definição das ações “, disse.

Além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), fazem parte do comitê gestor do Plano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A secretária de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, relatou que a instituição do Conselho é fundamental. “É por intermédio dele que as políticas públicas serão implementadas, alicerçadas em dados e na participação ativa dos entes interessados. A presença dos representantes dos setores é garantia do sucesso do programa”, afirmou.

Durante o evento, o diretor presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Luiz Paulo Vellozo Lucas, apresentou o Panorama da Macrorregião Sul com dados da microrregião litoral sul. (Acesse aqui a apresentação). Luiz Paulo pontuou que o cenário da microrregião litoral sul é extremamente próspero. “Podemos destacar entre as potencialidades locais o complexo minero-siderúrgico, a economia do petróleo e gás e a presença aqui (na microrregião) de dois projetos de extrema relevância na expansão da infraestrutura logística do Espírito Santo, que são o Porto Central e a Ferrovia Litorânea. A região também tem dinamismo agrícola, com fruticultura e pecuária leiteira. Além do turismo litorâneo, com o dinamismo dos balneários, e do cultural-religioso, a partir do legado do patrimônio cultural, representado por São José de Anchieta”, destacou.

O prefeito de Anchieta, anfitrião do evento, Fabrício Petri, elogiou a iniciativa: “Quero parabenizar o Governo do Estado por essa brilhante iniciativa e por se preocupar com o desenvolvimento regional. Assim, podemos nos preocupar não apenas com os munícipes, mas também com a região vizinha. Todos têm que crescer juntos. Temos atividades comuns como turismo, pesca e agricultura. O plano nos ajudará a desenvolver nossas vocações”, destacou.

Por meio do Plano de Desenvolvimento Regional, a política de desenvolvimento terá como diretriz o equilíbrio do desenvolvimento em todo Estado, buscando potencializar os arranjos produtivos existentes e gerar novas oportunidades. A ação de governo se orientará pela busca do equilíbrio e contemplará ações bem estruturadas, focadas na busca de investidores capazes de consolidar ou adensar cadeias produtivas já existentes.

Também participaram do evento os deputados estaduais Emílio Mameri e Torino Marques, além dos prefeitos de Rio Novo do Sul, Thiago Fiorio; o prefeito de Piúma, Ricardo Costa; e o vice-prefeito de Iconha, Mauri Monteiro. O próximo Conselho será instalado no dia 13 de junho, em Guaçuí, e contemplará a microrregião do Caparaó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*