Corrida de aventuras reúne atletas famosos no Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio
Trilhas em pedra de mais de mil metros de altitude, vistas panorâmicas, paisagens e natureza exuberante serão cenários da Paradisiac Trail Run 2019, uma corrida de aventuras com trajeto desafiador que vai agitar o Vale do Empoçado, em Afonso Cláudio, no dia 21 de julho. São esperados 400 atletas, sendo alguns renomados no país como Carlos Gusmão, o único brasileiro que completou quatro vezes a difícil Ultramaratona Spartathlon da Grécia, e Diana Belloni, atleta da seleção brasileira que recentemente participou do mundial de trail run em Portugal.
As inscrições já estão abertas e vão até 8 de julho no site www.suainscricao.com
Tendo como local de partida e chegada o Sítio Recanto do Lago, da Família Bragatto, a programação terá três corridas trail – de percursos de 24, 16 e 7 quilômetros -, e uma caminhada orientada, todas com largada marcada para às 8 horas.
Além de ser uma das mais belas paisagens da região das montanhas capixabas, o Vale do Empoçado foi escolhido para sediar a prova devido à sua cordilheira de pedras com trilhas desafiadoras, altimetria elevada e alto nível técnico. O principal trecho da corrida de 24 km será na Pedra da Lajinha, que tem 1300 metros de altitude, acentuada declividade e obstáculos naturais que exigem preparo físico, controle emocional e superação dos participantes.
Essa prova deve durar sete horas, numa aventura de subidas e descidas pela cordilheira com elevado grau de dificuldade para os atletas. Já as outras duas provas, além de percurso menor, têm graus menores de desafios e menos tempo de duração. Porém, todas percorrerão trechos entremeados por trilhas, pedras, pastos, estrada de chão, subidas e descidas e cachoeira.
A Paradisiac Trail Run é promovida pela WVM Organização e Eventos com apoio dos moradores do Vale do Empoçado. O objetivo é fortalecer o turismo de aventuras no local, incentivar a prática da atividade física e hábitos saudáveis, enriquecer o calendário esportivo da cidade e proporcionar a integração entre atletas, moradores, academias de ginástica, associações, entre outros.
Afonso Cláudio é considerada a Capital Estadual da Biodiversidade devido à sua grande variedade de espécie de animais silvestres, flora nativa, altitudes, microclimas, entre outras características. Os moradores do Vale do Empoçado querem aproveitar esse potencial para despertar o ecoturismo na região, com a prática de esportes de aventura, contemplação da natureza, observação de pássaros, entre outras atividades.