Vereadores de Guarapari começam a usar novo sistema de virtualização dos processos da Câmara

today8 de agosto de 2019
remove_red_eye439

Sistema de Virtualização dos Processos (SVP) da Câmara Municipal de Guarapari já começou a ser usado pelos parlamentares. O primeiro vereador a protocolar um documento na Casa de Leis através do SVP foi o vereador Lennon Monjardim.

O parlamentar relatou que protocolou uma moção de congratulações, louvor e aplausos na última segunda-feira (05) e não sentiu dificuldades para usar o novo sistema. “Nós tivemos um treinamento e isso nos facilitou muito. Não é difícil usar o certificado digital, e além de nos agilizar o protocolo de documentos, é mais prático”, disse o vereador.

Lennon também parabenizou a gestão da Câmara pela iniciativa. “Quero parabenizar a Mesa Diretora, em nome do presidente Enis Gordin, por esse novo sistema, que veio para desburocratizar todo andamento de processos que a gente usa na Câmara. Ele também vai otimizar tempo e, principalmente, ajudar na economia de papéis. Isso é importante porque ajuda na preservação do meio ambiente. Mais uma vez a Câmara sai na frente. Já somos a segunda mais transparente do Estado e esperamos nos tornar a primeira”, finalizou.

Além de Lennon, todos os demais vereadores aprovaram a iniciativa e já estão se integrando ao sistema que será de forma eletrônica. Segundo o diretor geral, Ricardo Rios, a Câmara está passando por uma fase experimental. “Com a aprovação do Projeto de Resolução que instituiu o processo eletrônico, a fase de adaptação e experimentação vai até o dia 15 de agosto, quando poderão ser protocolizados eletronicamente os requerimentos, as indicações, as moções e os voto de pesar. Depois disso haverá um treinamento sobre técnicas legislativas para então serem instituídas as demais proposições”, explicou Rios.

A previsão é de que até o final de setembro toda a pauta legislativa esteja virtualizada e até junho do ano que vem todos processos da Câmara sejam eletrônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*