Carne suína será inserida no cardápio das escolas de Anchieta
O produto, que tem baixo teor de gordura e fonte de ferro e vitaminas, será adquirido para diversificar e qualificar a alimentação dos alunos da rede municipal.
A Secretaria de Educação de Anchieta (Seme) vem investindo na qualidade e na diversificação da alimentação escolar. Só este ano foram destinados R$ 729 mil para a compra de produtos da agricultura familiar. A mais recente novidade é que as escolas da rede municipal serão abastecidas com carne suína, mas para isso vem sendo realizado testes de aceitabilidade.
As nutricionistas da Secretaria de Educação (Seme) aplicaram esta semana o teste, que tem como intuito verificar a aceitação do produto e evitar o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios, com alunos das escolas Elson Garcia, Amarílis Fernandes Garcia e Zuleika Flores da Purificação.
Cerca de 700 alunos provaram a carne suína que, de acordo com as nutricionistas, é um alimento que possui selo da inspeção, tem baixo teor de gordura, oferece ferro e outras vitaminas ao organismo.
O teste foi realizado conforme a legislação nº 26/2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estavam presentes durante o procedimento os conselheiros da alimentação escolar.
As próximas escolas que irão participar do teste serão Alcides Ceccom e Creche Pré-Recanto.
A nutricionista da Seme, Tereza Marques, explica que antes de aplicar o teste é enviada a informação à família dos alunos, relatando sobre o teste com a carne, a fim de evitar que alunos com intolerância ao produto façam ingestão, como também em casos de questões religiosas e ideológicas. A mesma informação será encaminha aos responsáveis pelos alunos quando o produto for oferecido no cardápio da alimentação escolar.
Foto ilustrativa (Pixabay)