Aderes destaca resultados do projeto DELAS no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, lembrado nesta terça-feira (19), a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) destaca os resultados obtidos pelo projeto DELAS, lançado este ano. Até o momento, já foram realizados 7.172 atendimentos a empreendedoras capixabas. Além disso, 1.649 mulheres tiveram acesso à cursos de capacitação, e outras 845 já participaram de feiras nacionais e estaduais com apoio da Agência.
A coordenadora do projeto DELAS Renata Belmiro, explica que a medida favorece a geração de renda das famílias das mulheres beneficiadas, além de resgatar a autoestima das participantes. “As mulheres que participam do DELAS recebem capacitação para empreender em qualquer área. Oferecemos diversos cursos para mulheres que, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de estudar. Então, além de gerar sua própria renda e contribuir para o orçamento familiar, essas mulheres estão aptas a abrir seu próprio negócio, favorecendo a economia como um todo”, ressalta.
Ainda de acordo com Belmiro, para 2020, a expectativa é de que sejam oferecidas 1,4 mil vagas em cursos de capacitação, além de cinco mil atendimentos a empreendedoras, envolvendo a cadeia de artesãs, representantes da economia solidária e agricultura familiar, entre outras.
O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para valorizar e incentivar as mulheres empreendedoras.
DELAS
O projeto DELAS da Aderes é desenvolvido com o objetivo de capacitar mulheres que se encontram fora do mercado de trabalho, em situação de vulnerabilidade social, ou que não tiveram oportunidades de se capacitar e ter uma profissão, mas que desejam aprender um ofício e empreender. Este projeto visa o resgate da autoestima de mulheres de todas as idades e classes sociais, dando oportunidade de apreender, empreender e gerar trabalho e renda, por intermédio de cursos, oficinas, capacitações e palestras.