Alerta de chuvas intensas atinge mais de 80 cidades no ES, confira a lista completa

today17 de abril de 2025
remove_red_eye249

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas em diversas regiões do Espírito Santo. Segundo o órgão, o Estado deve continuar enfrentando precipitações significativas nos próximos dias, com possibilidade de acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros em apenas 24 horas.

Desde a última quarta-feira (16), diversas cidades capixabas já registram fortes pancadas de chuva, elevando o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos típicos desse tipo de condição climática. A população deve ficar atenta aos avisos das autoridades e evitar áreas de risco.

O alerta reforça a necessidade de precaução, especialmente em regiões com histórico de vulnerabilidade a eventos extremos. A Defesa Civil do Estado segue monitorando a situação e orienta que, em casos de emergência, os moradores entrem em contato com os canais oficiais de atendimento.

Próximos dias
Por volta das 9h desta quinta-feira (17), novos alertas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas intensas deverão ocorrer no Espírito Santo. Os avisos seguem válidos até as 10h da manhã da próxima sexta-feira (18), feriado da Sexta-Feira Santa.

São esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. Além disso, há previsão de ventos intensos, com rajadas variando entre 60 e 100 km/h.

As condições climáticas elevam o risco de diversos transtornos, como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Municípios em alerta de nível laranja (perigo)
Previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos  de 60a 100 km/h.
Água Doce do Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Ecoporanga
Jaguaré
Linhares
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Gabriel da Palha
São Mateus
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério

Alerta de nível amarelo (perigo potencial) 
Previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Afonso Cláudio
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Piúma
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Valério
Vila Velha
Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*