Anchieta avança na elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico

today3 de maio de 2022
remove_red_eye198

A Prefeitura de Anchieta realizou hoje (03), junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), uma oficina para avançar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico, que irá nortear o projeto Cidade Empreendedora, cuja adesão foi feita pelo município em agosto de 2021. O plano tem o objetivo de captar novas percepções, levantar informações do município e apontar ações a serem desenvolvidas com foco nas Micro e Pequenas Empresas (MEI’s).

A oficina, orientada por técnicos do Sebrae, contou com a participação de comerciantes, empreendedores, representantes de instituições, associações, sindicatos e do governo municipal. O prefeito Fabrício Petri também participou do encontro e contribuiu com informações para a elaboração do documento.

O plano, que também faz parte das ações do Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, segundo a secretária de Desenvolvimento, Integração e Gestão de Recursos, Paula Louzada, passará por etapas até ser concluído. “Iremos ouvir entidades, empreendedores e gestores para podermos elaborar um plano embasado na realidade de Anchieta e, com isso, poder estimular o desenvolvimento em diversos setores”, disse Louzada.

Conforme o prefeito Fabrício Petri, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Anchieta será elaborado com a participação da sociedade e lideranças locais e se faz relevante, principalmente, por reunir o que as pessoas acreditam ser importante para a cidade. “O poder público e representantes de vários setores do município, da Associação Comercial, Sindicato Rural e associações, irão pensar em conjunto a respeito de quais ações seriam importantes para promover o desenvolvimento. O Sebrae vem fornecendo o suporte para esse processo e iremos atuar junto com o município para que esse plano seja concretizado e a transformação aconteça”, disse Petri.

O Cidade Empreendedora contempla treinamentos, cursos, assessorias e consultorias, para promover ações de desenvolvimento do ambiente empreendedor no município e é estruturado em nove eixos de trabalho, sendo: Gestão Pública Empreendedora, Desburocratização, Educação Empreendedora, Compras Governamentais, Salas do Empreendedor, Inovação, Inclusão Produtiva, Projetos Especiais e Desenvolvimento Territorial.

De acordo com Paula Louzada, o projeto irá otimizar ainda mais o fortalecimento das políticas públicas em prol dos micros e os pequenos empresários. “Os eixos do projeto estão alinhados ao programa de desenvolvimento socioeconômico Anchieta Criativa e Empreendedora e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS”, explicou a secretária.

Os próximos encontros irão acontecer conforme um cronograma de ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*