ANCHIETA | Educação e IPCMar criam parceria para envolver alunos na preservação ambiental
Alunos da rede municipal de Anchieta estão aprendendo na teoria e na prática a importância da preservação do ecossistema. Graças a parceria firmada entre o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha na Praia da Guanabara (IPCMar) e a Secretaria de Educação, estudantes e professores estão desenvolvendo diversas atividades.
Conforme informações da Secretaria de Educação, o projeto foi sugerido e construído om os professores do município nos encontros formativos ocorridos na Casa do Professor Ana Maria Ramos Brilhante. Até o momento, 531 alunos de 12 escolas de ensino fundamental experimentaram, por meio de atividades em sala de aula e na base da instituição, experiências inesquecíveis que contribuíram para a aprendizagem desse tema.
A bióloga responsável pela base do IPCMar, Maria Ferreira, comemorou entusiasmada os números da parceria. “A conscientização ambiental se faz urgente e necessária e nossos estudantes precisam se apropriar de todo o processo para dar continuidade ao trabalho que realizamos na base do Instituto”.
A professora Marcelene Duarte, uma das coordenadoras e tutora das formações de professores de Anchieta, ressalta que as ações estão focadas em uma educação humanizada, interdisciplinar e que fomenta o protagonismo por parte dos alunos.
“Estamos incentivando um ensino voltado para uma educação humanizada, personalizada e transdisciplinar que auxilie no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural dos nossos alunos e também ao exercício da cidadania, visando contribuir para a construção de uma geração de alunos protagonistas e capazes de buscar soluções para os problemas ambientais e locais”, disse.