Anchieta | Pesquisa aponta que Fabrício Petri tem 51,3% da preferência dos eleitores
Em Anchieta, no Sul do Estado, se as eleições fossem hoje o atual prefeito Fabrício Petri (PSB) seria reeleito com larga vantagem. É o que mostra a pesquisa Brand/ESHoje, tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado, cujo socialista está bem à frente dos candidatos Marquinhos Assad (Podemos), Geovane Meneguele (Avante) e Nicolau Carone (PMB).
No teste estimulado, 51,3% dos eleitores entrevistados dizem votar em Fabrício Petri, abrindo uma vantagem de 33,3 pontos para o segundo colocado, Marquinhos Assad (18% das citações).
Já Geovane aparece com 13,3% e Nicolau apenas com 1,5% das intenções de voto. Os indecisos somam 9,5% e 6,6% dizem não votar, estão indecisos ou não responderam.
No teste espontâneo o cenário ficou da seguinte forma: Fabrício Petri aparece com 44% da preferência dos eleitores, o ex-prefeito Marquinhos com 12,5%, Geovani com 9,8% e Nicolau Carone não foi citado pelos eleitores entrevistados. Os indecisos nesse teste somam 25,8% e outros 8% disseram não saber ou irão votar branco ou nulo.
A pesquisa também constatou que Petri tem menos rejeição entre os candidatos (17%). 42% dos entrevistados disseram jamais votar em Nicolau. 39% nunca votariam em Marquinhos e 21% jamais votariam em Geovane. Já 12% não rejeitam ninguém e 5,3% não souberam responder.
Os entrevistados também foram perguntados se durante o mandado do atual prefeito, Fabrício Petri, a cidade melhorou: 62,5% disseram que melhorou (muito ou pouco), 26% disseram que ficou do mesmo jeito e 3% que piorou. 2,5% não souberam responder.
De acordo com o analista, consultor e especialista em eleições, Lucas Margotto, a maioria dos eleitores pretende reeleger o atual prefeito, sendo difícil mudar o cenário. “Considerando o cenário apresentado na pesquisa Brand/ESHoje, Fabrício Petri será reeleito no dia 15 de novembro com 60% dos votos válidos, conforme o cenário do momento”, disse.
A pesquisa entrevistou 400 eleitores moradores de Anchieta da sede e do interior, entre os dias 13 e 19 de outubro. A margem de erro é de 4,9% num intervalo de confiança de 95%. O plano amostral foi elaborado pela estatística Míriam Ignácio de Almeida, profissional com registro no Conre da 6ª Região. A pesquisa encontra-se registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o Protocolo ES-06488/2020.
PESQUISA ESTIMULADA – ANCHIETA
APRESENTANDO OS 04 CANDIDATOS:
Se a eleição fosse hoje em quem você votaria?
- Fabrício Petri: 51,3%
- Marquinhos Assad: 18%
- Geovane Meneguele: 13,3%
- Nicolau Carone: 1,5%
- Indecisos: 9,5%
- Não respondeu: 4,3%
- Branco/Nulo: 2,0%
- Não vai votar: 0,3%