Aprovado projeto que cria programa de apoio a pacientes com sequelas pós-Covid em Guarapari

today19 de maio de 2021
remove_red_eye317

Na sessão ordinária realizada por meio de videoconferência, na tarde desta terça-feira (18/05), a Câmara de Guarapari aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 058/2021, de iniciativa do vereador Professor Luciano (PDT), que dispõe sobre a criação de um programa municipal de apoio a pacientes que conseguiram se recuperar da Covid-19, mas que ficaram com sequelas físicas e psicológicas após a cura da doença. Com a deliberação do plenário, esta matéria agora seguirá para o Poder Executivo, para fins de sanção. 

De acordo com o autor do projeto, estudos da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo revelam que 40% das pessoas recuperadas apresentam sequelas prolongadas e que o atendimento “pós-infecção” é de extrema importância para que o paciente retome sua vida pessoal e profissional.

“Destacamos que uma proporção significativa dos pacientes desta doença apresenta a chamada ‘Síndrome Pós-Covid’, que envolve o surgimento de sintomas como fadiga, dor crônica, miastenia e dispneia, entre outros, o que exige uma série de cuidados com a saúde. Por isso, apresentamos este projeto, com o objetivo de autorizar o Poder Executivo a adotar as providências necessárias para garantir suporte médico e acompanhamento aos pacientes de Covid-19, após receberem alta. O programa que estamos propondo terá como base o CAPS e o Centro Municipal de Saúde, e deverá contar com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, entre outros profissionais de saúde”, justificou Professor Luciano.

Segundo ele, em grande parte dos pacientes que necessitam de internamento, as sequelas psicológicas são muito frequentes, não apenas para eles (pacientes), mas também para seus familiares. “A rotina de uma UTI deixa as pessoas aflitas, pois quem é entubado não sabe se vai retornar ou se vai conseguir vencer a doença. Isso mexe muito com os sentimentos dos pacientes. Por isso, quando eles recebem acolhimento psicológico, conseguem enfrentar o pânico que desenvolveram e, assim, superar suas dificuldades e inseguranças”, salientou o vereador.

Conheça este projeto na íntegra, acessando o link a seguir:
http://www3.cmg.es.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=11719&arquivo=Arquivo/Documents/PL/11719-202104271357426927-assinado.pdf#P11719

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*