Cidadãos podem acessar diversos serviços do Iema digitalmente
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) oferece diversos serviços via Internet. A medida facilita o acesso aos serviços, dá celeridade aos processos e, ainda, evita que o cidadão precise se dirigir à sede da autarquia, em Cariacica, principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19. A iniciativa faz parte da digitalização do Iema.
“Assim, facilitamos o acesso do cidadão aos serviços que estamos ofertando de forma virtual, além de darmos agilidade e maior transparência aos processos da autarquia. Também evitamos o deslocamento do cidadão em tempos de pandemia e reduzimos a quantidade de papel gasto e os custos com arquivamento”, destacou o diretor-presidente do Instituto, Alaimar Fiuza.
Os serviços que poderão ser solicitados digitalmente são:
– Alteração do Representante Legal ou Procurador no E-Docs;
– Defesa de Multas Ambientais;
– Autorização de Pesquisa e Estudos em Unidades de Conservação;
– Autorização para Instalação de Redes de Abastecimento e Infraestrutura em Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento;
– Autorização para Torneios de Canto e Fibra;
– Certidão de Tramitação;
– Consulta de Processo em trâmite no IEMA via E-Docs;
– Consulta para Autorização de Intervenção e/ou Supressão Vegetal nas Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento;
– Consulta para Licenciamento de Empreendimentos nas Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento;
– Consulta Prévia Ambiental Geral;
– Consulta Prévia de Dispensa de Licenciamento;
– Conversão de Multa Ambiental;
– Delegação de Competência de Licenciamento Ambiental Estadual aos Municípios;
– Dispensa de Licenciamento, exceto para atividades de aquicultura;
– Outros requerimentos – SISPASS (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros);
– Parcelamento de Multa;
– Restituição de Taxas.
Para solicitar qualquer um desses serviços, o interessado só precisa fazer o cadastro no Acesso Cidadão, para então acessar o e-Docs, o sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado.
No e-Docs, o cidadão deverá fazer upload dos documentos necessários em PDF e enviar digitalmente para o grupo Protocolo, do Iema. O sistema gerará um número de encaminhamento, que servirá para o cidadão acompanhar o andamento de sua solicitação.
No site do Iema está disponível todo o passo a passo para solicitar cada um dos serviços que estão digitalizados.
Serviço
Como solicitar serviços on-line: https://iema.es.gov.br/servicos/edocs