Emendas parlamentares de Felipe Rigoni serão definidas por votação popular
“Estamos unindo evidências científicas e participação popular em uma mesma ação”. Com esta frase, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) resumiu a iniciativa de utilizar votação popular para definir onde serão aplicadas as emendas parlamentares deste ano.
Ainda no mês de junho, Rigoni vai abrir edital para selecionar projetos. “Sabemos que o valor das verbas parlamentares é alto, mas não é suficiente para resolver os problemas do Espírito Santo. Por esta razão, vamos ouvir a população no início e no final do processo”, destacou.
As sugestões serão avaliadas pelos analistas do gabinete e por especialistas do conselho consultivo do mandato. Formado por profissionais de renome, o grupo terá representantes de diferentes áreas, como saúde, educação e segurança.
A pré-seleção dos melhores projetos vai respeitar critérios que serão esclarecidos no edital, prestigiando diferentes regiões e setores, sem concentração de recursos em um só lugar.
Na última etapa, a população vai escolher, por meio de votação aberta no aplicativo “Nosso Mandato”, onde cada recurso será aplicado. “Se o dinheiro é público, nada mais justo que trazer a sociedade para o debate e ouvir suas prioridades”, enfatiza o deputado federal.