Governo distribui cadernos pedagógicos de alfabetização para toda rede pública capixaba
A Secretaria Estadual da Educação (Sedu) vai distribuir materiais didáticos do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) para todas as escolas da rede pública capixaba. Nesta terça-feira (10), o governador Renato Casagrande participou da cerimônia que marcou o início da entrega dos materiais, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Gladiston Regis Barbosa, em Cariacica.
O material será distribuído para todas as secretarias municipais da Educação até o dia 31 de agosto, em um investimento do Governo do Estado de quase R$ 2,7 milhões.
“Eu prefiro os livros, pois constroem uma sociedade democrática e livre. Temos que ter um trabalho forte voltado para a educação. Um governante que quer uma sociedade que busca a paz, precisa entender que vivemos em um País em que a qualidade da educação precisa ser buscada incansavelmente. O Espírito Santo tem a melhor nota do Ensino Médio do Brasil, que é uma nota 5 – o que significa que ainda precisamos melhorar. Ter uma educação de qualidade sempre foi nossa prioridade e agora na pandemia ainda mais, pois foi a área mais afetada”, afirmou o governador.
O material didático complementar do Paes é um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes.
As equipes das Superintendências Regionais de Educação (SREs) e das secretarias municipais de educação participaram do processo de ressignificação e elaboração do material pedagógico em articulação com a Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) da Sedu e assessoramento de uma consultora.
O material propõe uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos. Foi estruturado a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade e tempo de escrita, ambos contemplados no material do aluno e no material do professor e expressam a perspectiva de alfabetização e letramento imersa nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita abordada no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
“São quase 200 mil kits com todos esses livros para professores e para alunos. É mais um investimento do Governo Casagrande, que tem feito diversas ações de apoio aos municípios, e aqui estamos diante de mais uma delas. É uma ação extremamente importante, do qual eu me orgulho muito”, declarou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, também participou da cerimônia. “Considero este um dos momentos importantes do nosso Governo. As próximas gerações verão os resultados desta ação focada em recuperar o tempo perdido com a pandemia. Eu acredito nos nossos gestores da educação, eu acredito nas nossas professoras e professores, eu acredito, principalmente, nos nossos alunos e na sua capacidade de retomar. Muita coisa é perecível, mas a educação é eterna. A educação muda a vida, eu sou um exemplo disso. Agradeço ao governador, aos parceiros e às nossas equipes na condução deste plano”, completou.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, falou sobre a importância de mais essa entrega do Governo do Estado. “Cada pedra que movo aqui em Cariacica, tenho ajuda do governador do Estado, que é parceiro dessa nova cidade que estamos construindo. Você conhece o gestor pelo investimento que ele faz na educação. O Paes vai melhorar a qualidade de ensino das nossas crianças”, disse.
Material didático complementar
A disponibilização do material didático complementar, intitulado “coleção Paes”, é para todos os estudantes e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública capixaba que, somada à formação do ciclo de alfabetização, contribui para o fortalecimento da aprendizagem, potencializando, assim, o regime de colaboração entre Estado e municípios no sentido de assegurar o direito de aprender das crianças capixabas.
O material foi resultado da parceria com o Governo do Ceará e ressignificado por profissionais da rede pública de ensino capixaba, que buscou aproximar esse recurso pedagógico da realidade sociocultural, perspectivas metodológicas e práticas de alfabetização do território.
É destinado a quem?
Destinado a estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o material didático complementar do Paes tem como objetivos:
– A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;
– Formar professores no contexto da sua prática;
– Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;
– Atividades e aplicabilidade em sala de aula;
– Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.
A proposta do material didático complementar está pautada em três eixos:
– Linguística;
– Apropriação do sistema de escrita alfabética;
– Organização didática e materiais.
Paes
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e Municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.
A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar seus objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação: apoio à gestão, fortalecimento da aprendizagem e planejamento e suporte.