Guarapari não apresenta Plano de Coleta de Resíduos Sólidos para Comissão de Meio Ambiente

today20 de junho de 2019
remove_red_eye396

A Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca realizou uma reunião, nesta quarta-feira (19), para que a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) apresentasse o Plano de Coleta de Resíduos Sólidos. Porém, isto não aconteceu. 

As secretárias de Meio Ambiente e Agricultura, Thereza Christina Barros, e de Educação, Sônia Meriguete, atenderam a convocação da Comissão e apresentaram algumas ações que estão desenvolvendo nas escolas. 

Thereza Christina explicou que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos é determinado por uma Lei Federal, e que em 2013 Guarapari participou de um plano integrado com Anchieta e Piúma, porém, a administração municipal constatou diferenças na realidade dos municípios e preferiu criar um novo plano para a cidade. Ela também justificou a não apresentação do plano para a Comissão. “Nós estávamos tentando fazer o plano com nossa equipe técnica, mas fomos orientados pelo Tribunal de Contas que a gente buscasse uma empresa. A gente solicitou ao município o chamamento para essa empresa realizar o plano”, relatou a secretária. 

O presidente da Comissão, vereador Thiago Paterlini (MDB), afirmou que a  Comissão não ficou satisfeita com a não apresentação do plano. “A intenção da Comissão é que a Lei Orgânica seja cumprida no seu artigo 258, que as políticas públicas de resíduos e a separação da coleta seletiva sejam implantadas no nosso município. Queremos que tudo isso seja feito para economizar e não para gerar mais custos para nossa sociedade, que já paga tantos tributos. Então contratar uma empresa terceirizada para fazer esse serviço, tendo em vista que temos pessoas capacitadas no nosso município, gerando custos não nos deixa satisfeitos”, disse o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*