Homem é detido por maus tratos à cachorro e tentativa de agressão em Vila Velha
Atendendo a denúncias de moradores do bairro Nova Ponta da Fruta, a Coordenação de Bem-Estar Animal, com apoio da Guarda Municipal de Vila Velha, foi verificar possível ação de maus tratos a um cachorro.
O cão estava preso a uma corrente para o lado de fora da casa, sujeito a intempéries, sem espaço ideal para alimentação e para fazer suas necessidades corretamente.
O senhor Eustáquio, tutor do animal, se recusou a colocar o cachorro para dentro, sob o argumento de que o animal era agressivo. Porém, em nenhum momento isso foi percebido pelos agentes no local. Informado de que seria conduzido à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha para prestar esclarecimentos, disse que buscaria os documentos dentro de sua residência. No momento que entrou tentou trancar o portão. Impedido, sacou um canivete. Antes disso, tentou agredir a agente de bem-estar animal com uma espécie de cajado.
O cachorro, Beethoven, foi tutelado por um jovem que trabalhava para o senhor detido. Uma fêmea que estava dentro do quintal também foi resgatada, receberá cuidados e, posteriormente será colocada para adoção.
O Coordenador de Bem-Estar Animal, Celso Christo, explicou que a prefeitura não realiza apenas o resgate extremo de animais: “Nosso trabalho é coibir ações de maus tratos, dando oportunidade ao munícipe de adequar a situação. Em situações graves como a de hoje, as medidas cabíveis são devidamente tomadas, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais”, ressaltou.
Celso conta ainda que os casos de ausência de condições de vida à animais não serão tolerados pela Coordenação. “É muito importante que a comunidade continue contribuindo com as denúncias de maus tratos e se disponha a ajudar na tutela desses animais, enquanto o responsável é devidamente julgado pelas autoridades competentes”, finalizou.
Por Marlon Marques e Rodrigo Elias/PMVV
Foto Assessoria PMVV