Iniciativa do deputado Marcelo Santos | Capital do Estado será transferida para Viana no aniversário de emancipação

today30 de junho de 2021
remove_red_eye391

Além da transferência simbólica, o Projeto de Lei 307/2021 visa acrescentar a celebração em 23/07 no Calendário Oficial do Espírito Santo. A iniciativa foi do deputado Marcelo Santos

A fim de prestigiar o dia do aniversário de emancipação do município de Viana, o deputado estadual Marcelo Santos (Podemos/ES) apresentou o Projeto de Lei 307/2021, na Assembleia Legislativa, para que a data fosse acrescida ao Calendário Oficial do Estado do Espírito Santo e que houvesse a transferência, simbólica, da capital do estado para a cidade. 

A data, que é comemorada no dia 23 de julho, é carregada por longas histórias e influências significativas. “São 159 anos fazendo parte do desenvolvimento capixaba, Viana hoje é a Capital Estadual da Logística e não é à toa, um lugar que abastecia o Palácio Anchieta por meio de uma fazenda agrícola, Araçatiba, e que é o berço da imigração europeia, hoje é cortada por duas importantes rodovias federais – as BR’s 101 e 262 – e merece tamanha homenagem”, comentou o parlamentar. 

Vista aérea do município de Viana. Foto: divulgação.

A eficiência das rodovias que cortam o município foi motivo da criação da lei 10.907/2018, também de autoria do deputado, que denomina o local como a “Capital Estadual da Logística”. Além disso, segundo o deputado, considerar os projetos e as obras de duplicação das BR’s 101 e 262 e da implantação da BR 447, que ligam a região, foi outro motivo que originou a criação do atual projeto de lei que visa a transferência da capital para Viana. 

“O povo vianense que tem as principais bases de sustentação na indústria e no comércio, além do cultivo de café, de banana e de gado, conta com importantes vias de transporte presentes no município para o seu desenvolvimento. É importante destacar que também corroboram, de modo expressivo, para o progresso não somente da Região Metropolitana da Grande Vitória, como de todo o nosso estado,” explicou Marcelo Santos, que também é vice-presidente da Assembleia. 

A contribuição cultural de Viana acontece, oficialmente, desde 1813, quando imigrantes alemães e italianos vieram com destino ao local para povoar a primeira estrada que ligaria Vitória ao estado de Minas Gerais, assim como amenizar a escassez de mão-de-obra agrícola. A transferência da capital já ocorre em Cariacica, Vila Velha, Anchieta e Serra. 

foto: Bruno Fritz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*