Jovens de Vitória usam tecnologia para lançar jogo sobre consumo consciente

today19 de maio de 2021
remove_red_eye285

Incentivar o consumo consciente de forma divertida e dinâmica é a proposta de cinco jovens do “Território do Bem” que acabam de usar a tecnologia para criar o game “Crias Conscientes”.

No jogo, que se passa na praça de Itararé, eles trazem situações cotidianas para refletir formas de consumo consciente, tanto de produtos como de serviços, incluindo a separação adequada do lixo e a reciclagem de material.

Os jovens participaram – como bolsistas – da formação da Associação Ateliê de Ideias. A atividade integra o projeto “Economia do Bem”, executado em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid)/Gerência de Qualificação do Trabalhador, com recurso do fundo do Procon Municipal.

A proposta é qualificar os jovens como promotores de tecnologia digital, e o produto da formação vai ser apresentado em uma live nesta quinta-feira (20), às 19 horas. 

Formação
Os jovens participaram do ciclo de formação “Tecnologias Digitais” desde outubro de 2020, com 210 horas de aulas nas áreas de lógica de programação, design e desenvolvimento/gestão de projetos para games.

Na criação, eles, que são moradores do Território do Bem – selecionados por meio de um edital que incluiu prova escrita e entrevista -, pensaram em todo o conceito, cenários e personagens, inspirados em referências da região.

Exemplo
“Essa iniciativa levou oportunidades para os jovens do Território do Bem por meio da tecnologia, fazendo com que eles aprendessem sobre a importância do consumo consciente a partir de um jogo virtual com cenas do bairro onde moram. Esperamos que esse game sirva de exemplo para outros jovens e, ainda, para outras ações a serem desenvolvidas, contribuindo na geração de trabalho e renda”, disse a secretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuzinha de Oliveira.

“O Fundo Municipal de Defesa do Consumidor tem o objetivo de possibilitar que mais pessoas tenham acesso às informações para um consumo consciente. O game será uma forma lúdica de levar essa informação sobre como cada um pode contribuir para isso”, destacou a gerente do Procon Vitória, Denize Izaita.

Aprendizado
O jovem George Cirilo vê a formação como uma grande experiência. “Sendo morador do Território e podendo retratar isso, foi muito importante pela representatividade. Ter essa experiência e saber mexer com algumas tecnologias têm sido uma experiência muito interessante”.

Já para Ludimilla Brandão Falcão, fazer parte do projeto é um desafio. “É uma experiência muito incrível, porque nunca me imaginei por trás de monitores na criação de um jogo. É uma chance única de conhecer esse universo dos games e aprender sobre programação, além de colocar em prática a arte que eu sei, o desenho”.

Até esta quinta (20), os jovens estão no Instagram do Ateliê de Ideias fazendo uma pesquisa para que as pessoas escolham o nome dos três personagens. Você também pode dar a sua sugestão!

“A formação desses jovens como promotores de tecnologia digital vem ao encontro da proposta da administração municipal de oportunizar o acesso à inclusão digital aos jovens de periferia como ferramenta de geração de trabalho e renda, contribuindo para a promoção de paz e igualdade entre os munícipes”, declarou o gerente de Qualificação do Trabalhador, Ailton Duarte.

Projeto Economia do Bem
A formação é uma das cinco metas do projeto Economia do Bem apresentadas pela Associação Ateliê de Ideias ao edital de chamamento público do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor n° 02/2018.

O projeto visa trabalhar a proteção e a defesa dos direitos do consumidor, dialogar sobre a reciprocidade de direitos e deveres, formar empreendedores locais para que atendam de maneira mais adequada e competitiva os consumidores locais, atraindo mais moradores para contratar serviços e consumir nos pequenos negócios da região.

Por Regina Freitas/PMV
Foto ilustrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*