Julho Amarelo | Ações na sede e interior de Alfredo Chaves
O “Julho Amarelo” é realizado em atenção à luta contra as Hepatites. Assim sendo, a Secretaria de Saúde de Alfredo Chaves, além do trabalho permanente que executa, vem desenvolvendo ao longo do mês, várias ações específicas que vão até o dia 31.
São atividades em todas as Estratégias de Saúde da Família, visando informar e mobilizar os usuários sobre os perigos da doença, ampliação da vacinação contra a Hepatite B, liberada para a população em geral, testes rápidos para diagnóstico, indicação de tratamento e verificação dos cartões de Vacina.
O dia 28 de julho é marcado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
Hepatite
É uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, também pode ocorrer em função de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
No caso das Hepatites Virais, as mais comuns no Brasil são causadas pelos vírus A, B e C. Estima-se que milhões de pessoas no país sejam portadoras dos vírus B ou C e não tenham conhecimento. O risco é que as doenças evoluam e tornem-se crônicas, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.