Mais da metade dos MEIs capixabas ainda não entregaram a DASN

today28 de maio de 2021
remove_red_eye223

Apenas 123 mil MEIs capixabas concluíram o processo. O prazo é até o dia 31 de maio

Faltam apenas três dias para os microempreendedores individuais (MEI) entregarem a Declaração Anual de Rendimento do MEI (DASN-SIMEI) e ainda assim cerca de 163 mil microempreendedores individuais do Espírito Santo ainda não finalizaram a declaração. O valor corresponde a 57% dos MEIs com negócios abertos no estado até dezembro de 2020. As informações constam em levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados da Receita Federal.

Até o momento, a Receita já recebeu a declaração de 123 mil MEIs capixabas dos mais de 286 mil aptos a declararem a arrecadação referente a 2020. No Brasil, a média de inadimplentes até o momento é de 58%.

O gerente de acesso ao crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões, alerta que a declaração anual de faturamento é uma das obrigações do MEI, como se fosse o imposto de renda para a pessoa física. “O não envio do documento pode originar multa de R$ 50 e mais juros e perda de benefícios, por isso, mesmo que o pagamento mensal do Documento de Arrecadação Simplificada esteja atrasado, a orientação é não deixar de enviar a declaração anual. Quem não entregar a DASN-SIMEI fica ainda impossibilitado de emitir o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS), boleto mensal de contribuição dessa pessoa jurídica, o que gera uma bola de neve com multas e juros”, destaca.

A DASN-SIMEI é a prestação de contas anual do faturamento do MEI. O processo para declaração é simples e 100% online. Nesse documento, o microempreendedor individual deve informar o valor total das vendas de produtos e da prestação de serviço no ano anterior e se teve empregado no período. Todo o procedimento é feito no Portal do Empreendedor (http://bit.ly/Dasn-simei). Para preencher a declaração, o microempreendedor deve selecionar a opção ‘Já Sou MEI’ e clicar na opção ‘Faça sua Declaração Anual de Faturamento’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*