Marcelo Crivella tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral

today28 de maio de 2023
remove_red_eye288

O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos/RJ) teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral, além da inelegibilidade por oitos anos e uma multa de R$ 433 mil. A decisão é da juíza Márcia Capanema, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro. No caso também foi condenado o assessor especial de Crivella, Marcos Luciano.

Ex-prefeito do Rio de Janeiro, Crivella é acusado de criar um esquema em 2020 para impedir a divulgação de reportagens sobre a situação dos hospitais da gestão municipal durante o pico de casos da Covid-19, usando servidores públicos para montar essas equipes, que ficaram conhecidas como “Guardiões do Crivella”. A acusação identificou os servidores, em desvio de função, utilizados pelo ex-prefeito.

Na ação, movida pela coligação “É a vez do povo!”, formada pelo PT e o PCdoB, na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2020, a magistrada disse que a decisão tinha “caráter pedagógico-preventivo” e também demonstrava o repúdio à “conduta moral e ilegal perpetrada”.

A defesa do ex-prefeito disse, ao G1, que a sentença que cassou o mandato do deputado federal Marcelo Crivella não tem efeito imediato, e que já recorreu da decisão. Disse ainda que não pode prestar mais informações porque o processo segue sob sigilo.

Por sua vez, a assessoria do ex-prefeito disse que “não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância cassar o mandato de um deputado federal”.

fonte G1

Reportagem da TV Globo na época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*