Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Fames apresenta espetáculo “Humanidades”

today9 de setembro de 2019
remove_red_eye1228

Músicas inspiradas na diversidade e na trajetória humana na Terra. Com essa proposta, o maestro Marcelo Madureira lançou um repertório moderno e desafiador para os músicos da Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Fames.

O Espetáculo “Humanidades”, que acontece na próxima quinta-feira (12) às 20 horas, no Teatro Sesc Glória, reúne os compositores Otto M. Schwarz, Ryan Nowlin, Joseph Guy Ropartz e Dr. Ed Huckeby, com um conjunto de obras que pretendem apresentar um recorte particular da trajetória do ser humano.

Para contar essa história, o grupo propõe uma volta no tempo, à Era Mezozoica, quando um asteroide se choca com a Terra, o que supostamente encerraria a era dos dinossauros, abrindo caminho para o início para a evolução dos novos dominantes do planeta: o homo-sapiens. A música “Asteróide”, de Otto M. Schwarz, representa essa passagem.

Em seguida, o público é transportado direto para a modernidade, onde floresce a diversidade de ritmos das mais variadas nações, através da execução das obras “Folksong Festival” e “Andante et Allegro”, de Ryan Nowlin e Joseph Guy Ropartz, respectivamente.

Na metade seguinte, o espetáculo apresenta “Man in Ice”, obra que retrata o encontro do homem contemporâneo com um antepassado de mais de 5 mil anos, quando da descoberta da múmia de Ötzi, em 1991 na geleira Similaun nos Alpes Ötztäler.

Em clima de festa e celebração, o concerto apresenta “Rivers of Babylon”, de Ed Huckeby, caracterizada por ritmos excitantes e métricas misturadas, o que faz desta, uma composição notável na avaliação de especialistas.

O espetáculo Humanidades terá apresentação única, com a direção artística e regência do maestro e professor Marcelo Madureira.

A Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Fames é formada por alunos, professores e músicos convidados, dando suporte pedagógico às disciplinas de sopros e percussão. O grupo apresenta concertos com solistas convidados que interpretam obras originais e transcritas para banda, com repertório variado que vai do erudito ao popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*