Projeto busca preservar a história e a cultura de quilombo cachoeirense
Os jovens do quilombo Monte Alegre, no interior de Cachoeiro de Itapemirim, vêm aprendendo continuamente sobre a história de seu povo e descobrindo novos aspectos sobre sua cultura por meio do projeto Oficina de Formação de Caxambuzeiros.
No último sábado (4) aconteceu mais uma edição do projeto, que se baseia em momentos de convivência com os mais experientes da comunidade, objetivando o reforço da difusão dos conhecimentos tradicionais às novas gerações.
Todos os meses, desde agosto, é realizada uma roda de conversa entre as mestras de caxambu Maria Laurinda Adão, Adevalmira Adão Felipe, Neuza Gomes Ventura e Geralda Nogueira Calixto e as crianças e os adolescentes que integram o grupo Santa Cruz (certificado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil). Em seguida, todos iniciam a roda de caxambu propriamente – momento em que os jovens podem praticar sua cultura ancestral.
“Os conhecimentos tradicionais normalmente são repassados de forma oral de uma geração à outra, principalmente durante a prática cultural. Se isso não acontece, há o risco de a tradição se enfraquecer ou até mesmo desaparecer. Observamos que cada vez menos essa transmissão tem sido feita, e as crianças acabam se afastando do caxambu, ocasionando o ‘envelhecimento’ do grupo. O intuito de projetos como este é não permitir que haja o desaparecimento do caxambu”, afirma Genildo Hautequestt Filho, arquiteto e coordenador de projetos da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense.
As edições do projeto Oficina de Formação de Caxambuzeiros ocorrem todos os meses, no quilombo Monte Alegre, e são totalmente gratuitas e abertas à visitação popular. Ele é realizado com recursos do Funcultura, da Secretaria da Cultura, por meio do Edital 06/2022 – Patrimônio Cultural, e conta com o apoio da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense e do Studio Inovar Arquitetura.
No próximo dia 18 o encontro será um pouco diferente, pois o caxambu Santa Cruz participará do evento Situa Negro, no município de Alegre, realizado pelo grupo Caxambu do Horizonte.
fotos Luan Volpato